Seguidores

terça-feira, 21 de abril de 2009

No mundo dos balões, navegar é preciso. Descubra novos horizontes!

clique na imagem para ampliar

Hoje em dia não convém ignorar a rapidez tecnológica e o mundo virtual. "Navegar" é preciso também no mundo dos balões, como fizeram os grandes navegadores do passado, que assim como Pedro Álvares Cabral, perseguiam seus objetivos mesmo diante dos perigos nos mares bravios. Oficialmente, o dia 22 de abril é marcado pelas comemorações do descobrimento do Brasil e hoje, coincidentemente, o Blog GBA celebra o seu 1º mês, já com muita informação apresentada aos visitantes de diversas partes do mundo. E nós que fazemos o blog, estamos felizes pelo incentivo e aceitação desta nova ferramenta de comunicação em nosso setor.

E há exatos 9 anos, nas comemorações dos 500 anos do Brasil, a "Caravela do Descobrimento" entrou para a história dos balões, como uma das maiores esculturas feitas no país. É algo que nos enche de orgulho e quem quiser saber um pouco mais da verdadeira maratona na construção dessa gigantesca escultura em estrutura tridimensional, visite www.blogcostabrazil.blogspot.com

Foi um enorme desafio e na vida profissional todos nós enfrentamos diversos deles. O maior é saber para onde vamos e como podemos chegar ao nosso destino de maneira mais rápida e segura.
Descobrir novos horizontes!

Quando nos deparamos com algo que nos identificamos, logo ficamos empolgados, mas basta aparecer o primeiro empecilho e a motivação diminui. Então, ficamos a procura de outras pessoas que sejam parceiras nesse trajeto, que tenham os mesmos ideais e até mesmo problemas parecidos com os nossos. Na atividade com balões, por ser uma cultura recente, as dificuldades são maiores e a interação quase inexistente, pois a disputa de mercado é acirrada.
Como não existem mecanismos oficiais de comunicação no setor, as pessoas tentam se agrupar a partir dos instrumentos virtuais disponíveis na internet e é por onde circula a informação.

Se a criatividade é uma das características primordiais para quem está desenvolvendo o trabalho com balões, o aprimoramento nas suas diversas técnicas também é fundamental. Algumas pessoas enveredam pelos vários segmentos do balonismo artístico com a ilusão de que é atividade das mais fáceis e que não necessita de nenhuma qualificação.

É como se fosse quase uma atividade lúdica. Mas trabalhar com balões não é brincadeira. Basta tomar como exemplo o bem sucedido mercado americano, que foi responsável pela difusão da atividade pelo mundo afora. Lá existe profissionalismo e ao que parece, encaram os balões como um negócio promissor, por isso o resultado tão aparente e que faz inveja a qualquer outra atividade com mais tempo de existência. Uma das primeiras lições que aprendemos com eles é justamente buscar ensinamentos e assimilação das novas técnicas. E fazer tudo parecer fascinante.
Não vendemos balões, materializamos sonhos. E transformar sonhos em realidade não tem preço.

Nos cursos é onde descobrimos os segredos de determinados efeitos visuais, quais materiais, equipamentos e acessórios são adequados ao dia-a-dia profissional e neles é propiciado o encontro entre os profissionais, facilitando o networking.
A amizade começa ali.

Saímos desses cursos com uma visão mais abrangente e confiante na capacidade de realizarmos proezas, antes consideradas impossíveis.

Então, não perca tempo, navegue, pesquise, se entrose. Mas almeje sempre a qualidade como algo fundamental. Busque o melhor para si, para dar o melhor de si. Não se contente com o que já aprendeu até agora, pois sempre haverá algo novo a descobrir.

Acredite, o seu horizonte não tem limites!

3 comentários:

  1. Amei esse post de hoje Lia, e vc esta certa. As nossas forcas e energias devem ser unicamente direcionadas aos nossos objetivos, mas fundamentalmente deveremos estar centrados para que esta acao abra novos horizontes de uma forma etica e com muito respeito. Hoje eu estava falando com o Asi Cohen pelo telefone (pense numa brasileira, conversando em ingles com um cara que nasceu em Israel, morou na Franca por alguns anos e depois mudou-se para a India), uma grande descoberta da Qualatex, ele tem apenas 04 anos que trabalha com baloes e ja eh reconhecido no mundo todo... ele eh uma pessoa humilde e ama o que faz, me passou por telefone uma grande vontade de seguir em frente, e enfrentar qqr obstaculo, de uma forma etica e profissional. temos que amar a nossa profisao e saber que a concorrencia as vezes pode nos derrotar, mas se tivermos garra e determinacao, vamos sobrevivendo a tudo, e transformando passagens ruins em estimulo para novas conquistas. Beijossss
    Rita Tavares

    ResponderExcluir
  2. O tempo passa e a gente fica sabendo que somos jurássicos kkkkkkkkkk é bom...pois temos é sinal que temos experiencia.Amei a lembrança do descobrimento mas...gostei mesmo de ver essa foto faz é tempo ....justamente qdo iniciei minha carreira de "doente por balões", vcs são ótimos as matérias estão muito legais! e a do Chaves...sem comentários.
    beijus

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, galera! Com comentários assim, a gente ganha o nosso dia!!
    Continuem prestigiando o Blog GBA e indicando aos amigos.
    No que depender de nós, estaremos sempre caprichando nos artigos e nas publicações por aqui.

    abração

    ResponderExcluir