Seguidores

domingo, 19 de abril de 2009

Balões no Dia do Índio

clique na imagem para ampliar

Hoje, 19 de abril, comemoramos o Dia Internacional do Índio.

Responsáveis por diversas manifestações culturais, os indígenas traduzem a luta na preservação das nossas origens. Assim como os negros, foram massacrados e praticamente quase dizimados pelos brancos no período da colonização. O que os diferenciava é que tinham arraigados o seu orgulho, preferindo à morte a se fazerem dominar. O tempo passou e o Brasil é considerado um exemplo na miscigenação e integração de todos os povos.

Apesar disso, os grupos das principais tribos nacionais tentam manter fiéis os seus costumes e tradições, protegendo o pouco que resta dos seus territórios, o que ainda gera conflitos em alguns lugares. Dos mais de 4 milhões de índios existentes na época do descobrimento, restam menos de 200 mil, sobrevivendo precariamente e sob ameaças, principalmente dos garimpeiros.
Estima-se que hoje existam aproximadamente 210 povos, distribuídos em todo território brasileiro, falando 170 línguas e dialetos, incluindo o tupi-guarani e o português.

Ontem, o artista Costa Brazil (www.blogcostabrazil.blogspot.com) participou de um quadro especial sobre o tema no programa Arena Beach, na TV Diário, canal 22, no Ceará. No quadro “Os construtores”, alunos do ensino fundamental disputavam quem conseguiria “copiar” a fantasia feita com balões, retratando a figura indígena. De forma simples, para facilitar a assimilação e a confecção pelos alunos, a peça foi criada pelo artista utilizando-se somente balões, sem o uso de qualquer outro material.

O Blog GBA mostra agora, em fotos, o que foi apresentado no vídeo, homenageando a raça indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário