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Quando uma jornalista se apresenta no noticiário da TV ela não pode estar com nenhum acessório que "roube" a atenção das notícias que está transmitindo. Por isso que as apresentadoras geralmente usam um blazer clássico de corte reto. Nada de roupas estampadas, brincos ou anéis grandes ou qualquer outro adereço mais "espetaculoso" para não comprometer a transmissão das mensagens.
Diferentes das festas, vitrines com balões seguem o mesmo princípio: os balões são colocados para embelezar o local e atrair os clientes com o propósito de aumentar as vendas. Em outras palavras, devem realçar os produtos mas sem "roubar a cena".
Erlene Schwamborn (www.funtastikballoons.com/), brazuca, moradora na Florida, contou que tudo começou com um arranjo de buffet (vejam vocês!) do portfolio do Balloon Designer e Instrutor CBA, Eduardo Seiti, do ESBD. Ela ofereceu o arranjo de presente no dia 3 de abril para uma loja de um shopping localizado perto de sua casa como forma de apresentar seu trabalho e conquistar a confiança da cliente que nunca havia utilizado balões como decoração em seu estabelecimento. Por coincidência, essa técnica de venda está na última edição da revista Images ("Tips on getting business").
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O resultado? Erlene fez a decoração da Páscoa, mais lojistas visitaram a loja, e a direção do shopping ligou para encomendar decorações para o Dia das Mães e também para saber "o que ela vai pretende fazer no próximo mês".
Foi por isso que o Blog GBA escolheu este caso como exemplo. O arco foi montado no dia 17 de abril e só foi necessária fazer a manutenção dos balões 260 uma semana depois. Embora tenham sido utilizados balões Qualatex de cor predominante vermelha, na realidade eles são uma espécie de chamariz para atrair os olhares dos clientes para dentro da loja sem contudo ofuscar ou comprometer os produtos ali expostos.
Ao assegurar ao seu cliente que os balões não são concorrentes dos seus produtos, e sim, realçam o cenário e servem de "isca" para atrair compradores, ele poderá contratá-lo novamente para fazer novas decorações sempre tendo em mente o aumento das vendas de seus produtos.
Segundo a Erlene, depois do primeiro arranjo oferecido como presente, a cliente "não aguentava a ansiedade em ter a loja decorada para a Páscoa" e acredita que agora "ela não consegue visualizar a sua loja sem os adoráveis balões!"
Oi Lia.. eu sempre tive um problema nesta questão..faço decoração de uma rede de lojas de computadores..as vitrines estão sempre lotadas de produtos e na grande maioria pequenos..webcans..maquinas digitais e etc..então sempre trabalho teto e entrada..e alguns gerentes sempre pedem para decorar a vitrine..mas eu nunca consigo encontrar uma ideia para decorar sem esconder os produtos..socorro!!!!!
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