A promoção foi da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) para comemorar lei federal que entrou em vigor ontem e estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize mamografia gratuita para mulheres a partir de 40 anos, sem necessidade de recomendação médica. Antigamente, a norma era válida a partir dos 50 anos.
Seguidores
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Balões na mídia - Combate ao Câncer de mama
A promoção foi da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) para comemorar lei federal que entrou em vigor ontem e estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize mamografia gratuita para mulheres a partir de 40 anos, sem necessidade de recomendação médica. Antigamente, a norma era válida a partir dos 50 anos.
Balões para a Rainha
É um evento onde os moradores e turistas saem às ruas para se divertir e comemorar - cada qual a seu jeito - com muita alegria e descontração. Mas o que é comum a todos é a cor laranja (cor oficial da familia real holandesa), presente nos adereços, roupas, tatuagens, fantasias e é claro, nos balões!
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Senta que este Leão é manso!
Por outro lado, recomendamos que não percam o prazo de entrega da sua declaração pois o "outro" Leão não é nada manso....
terça-feira, 28 de abril de 2009
Suínos: culpados ou inocentes?
Esta semana eles estão sendo o centro da atenção mundial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, a doença que já matou até 149 pessoas no México e ameaça se espalhar pelo mundo não deveria ser chamada de "gripe suína" pois também contém componentes humanos e aviários e até agora não se localizou nenhum porco afetado pelo vírus. A Organização também descartou qualquer risco de contaminação pelo consumo de carne de porcos ou derivados (ufa, ainda bem!).
De qualquer forma o mundo todo está em alerta por causa da gravidade deste assunto.
O Blog GBA agradece a Raquel Moraes da Raquel's Art Balloon, uma linda brazuca que talvez em breve retornará ao Brasil (após uma "temporada" de 9 anos nos States), pela foto deste adorável casal de porquinhos que fizeram parte de sua linda decoração "Arca de Noé".
Ainda bem que no mundo dos balões não precisamos ter nenhum receio desses simpáticos bichinhos...
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Conhecimento não tem preço
No inicio das atividades com balões no Brasil, alguns pioneiros foram duramente criticados por outros profissionais ao ensinar as técnicas que haviam aprendidos nos antigos IBAC (International Balloon Arts Convention) nos Estados Unidos ou em seminários internacionais realizados no Brasil.
Como podem ver pelas fotos, hoje cada vez mais a busca pelo conhecimento tem motivado vários instrutores e patrocinadores a oferecer cursos de aperfeiçoamento por várias cidades no Brasil. Recentemente um renomado profissional admitiu que já investiu mais em cursos e seminários relacionados com balões ao longo dos anos do que com a própria carreira universitária!
Clique na imagem para ampliar
O mesmo fenômeno está acontecendo com brasileiras radicadas nos States e que estão ensinando aos conterraneos as técnicas adquiridas no Brasil ou em conceituados eventos norte americanos.
Ao buscar (e dividir!) cada vez mais o conhecimento, é como se cada um de nós, de alguma forma, estivesse contribuindo para escrever uma parte da história brasileira dos balões ...
Pacote de balões = R$ 10,00
Inflador digital = R$1.500,00
CONHECIMENTO = não tem preço!
BRASIL
domingo, 26 de abril de 2009
Vitrine com Balões ou Balões na Vitrine?
Quando uma jornalista se apresenta no noticiário da TV ela não pode estar com nenhum acessório que "roube" a atenção das notícias que está transmitindo. Por isso que as apresentadoras geralmente usam um blazer clássico de corte reto. Nada de roupas estampadas, brincos ou anéis grandes ou qualquer outro adereço mais "espetaculoso" para não comprometer a transmissão das mensagens.
Diferentes das festas, vitrines com balões seguem o mesmo princípio: os balões são colocados para embelezar o local e atrair os clientes com o propósito de aumentar as vendas. Em outras palavras, devem realçar os produtos mas sem "roubar a cena".
Erlene Schwamborn (www.funtastikballoons.com/), brazuca, moradora na Florida, contou que tudo começou com um arranjo de buffet (vejam vocês!) do portfolio do Balloon Designer e Instrutor CBA, Eduardo Seiti, do ESBD. Ela ofereceu o arranjo de presente no dia 3 de abril para uma loja de um shopping localizado perto de sua casa como forma de apresentar seu trabalho e conquistar a confiança da cliente que nunca havia utilizado balões como decoração em seu estabelecimento. Por coincidência, essa técnica de venda está na última edição da revista Images ("Tips on getting business").
O resultado? Erlene fez a decoração da Páscoa, mais lojistas visitaram a loja, e a direção do shopping ligou para encomendar decorações para o Dia das Mães e também para saber "o que ela vai pretende fazer no próximo mês".
Foi por isso que o Blog GBA escolheu este caso como exemplo. O arco foi montado no dia 17 de abril e só foi necessária fazer a manutenção dos balões 260 uma semana depois. Embora tenham sido utilizados balões Qualatex de cor predominante vermelha, na realidade eles são uma espécie de chamariz para atrair os olhares dos clientes para dentro da loja sem contudo ofuscar ou comprometer os produtos ali expostos.
Ao assegurar ao seu cliente que os balões não são concorrentes dos seus produtos, e sim, realçam o cenário e servem de "isca" para atrair compradores, ele poderá contratá-lo novamente para fazer novas decorações sempre tendo em mente o aumento das vendas de seus produtos.
sábado, 25 de abril de 2009
Oportunidades para brilhar!
BETALLIC www.betallic.com
Concurso de fotografias do tema "Primavera" com direito a premios e exposição de sua foto no site da Betallic. Serão escolhidos 3 vencedores. É necessário utilizar balões Betallatex ou produtos da Betallic (no Brasil Sempertex).
Envie suas lindas fotos para decorator@betallic.com ou twister@betallic.com até o dia 1º de maio. Os vencedores serão anunciados no dia 7 de maio.
QUALATEX
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor...
Esta semana o inesperado sucesso da talentosa "Cinderela" Susan Boyle no programa "Britain´s got Talent" me inspirou a escrever este artigo (http://www.youtube.com/watch?v=iFSqD3BVxSA).
Conforme mencionado no artigo do dia 20 de abril e em outros a serem publicados nos próximos meses, acredito firmemente que o mundo dos balões irá notar que "Yes, Brazil´s got talent!"
Um convite aqui, outro convite acolá para um seminário ou outro evento no exterior e já se começa a notar a presença brasileira em territórios antes restritos a profissionais de outras nacionalidades.
Mas como ampliar essa presença e reconhecimento - e fazer isso realmente acontecer?
Da minha parte, há alguns anos atrás iniciei um "Plano de Ação". Além de contatos diretos, uma das estratégias foi incentivar o Instrutor CBA e Balloon Designer Eduardo Seiti do ESBD a colocar fotos e videos de seus trabalhos no site
Ao retornar do Ballon Camp de Las Vegas no ano passado resolvi incentivar mais decoradores a fazer o mesmo. O resultado é que já está sendo notado o aumento da presença brasileira no site do BHQ!
Nas fotos enviadas regularmente pelos nossos profissionais são frequentes os elogios e comentários positivos, além de perguntas do tipo: "Como se faz isso? Onde se compra aquilo?" Tenho certeza que os caça talentos da indústria estão de olho nessa (e em outras) importantes vitrines. No futuro, esperamos que o Blog GBA se torne uma delas, quem sabe?
Além de manter contato diretamente com alguns profissionais da indústria no exterior, estou engajada em servir de ponte, sempre que necessário, para que o talento brasileiro possa superar a barreira do idioma, por exemplo. Sei que existem mais pessoas dispostas a fazer o mesmo.
É claro que o fator sorte também conta. Entretanto, podem contar comigo no que for possível para divulgar, apoiar, e acima de tudo, torcer pelo reconhecimento e sucesso de nossos profissionais - lá fora e aqui no Brasil também.
Fazendo uma analogia:
Chegou a hora do Brasil deixar de ser considerado um patinho feio.
Chegou a hora dos nossos lindos (e criativos!) cisnes brasileiros conquistarem seu espaço no cenário internacional dos balões.
Em outras palavras , estamos prontos para decolar!
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Ensinando as cores com "balloons"
Momento "ternura" do Blog GBA: ensinando as cores em inglês utilizando .... balloons!
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Painel do Chaves em Destaque
Esse criativo painel foi feito pelo Trio Ternura como ficaram conhecidos a Kathy (projetista, negociante e compradora), o Mil (Policial Militar mas que no fim de semana e eventos é o homem dos balões) e a Sandra Lima (ex financeiro & artesã - e Tia!). Eles começaram em janeiro de 2008 em Caieiras-SP e se consideram ainda “bebês” entre os decoradores. Além dos cursos que fizeram com os grandes mestres, estão constantemente se atualizando, sempre em busca de aperfeiçoamento e novas informações.
Kathy escreveu que “estão felizes com essa nova vida, e que sempre foram festeiros.”
Com exclusividade para o Blog GBA, a Art’s Mil Festas nos passou a receita do painel, a lista de todos os materiais utilizados e até incluiu algumas variações do projeto original:
- O projeto foi feito baseado num desenho desse engraçado personagem.
- Na confecção do painel do Chaves (duplo PDS 9x13) foram utilizados balões da Riberball inflados a 7.5”.
- Nas laterais, guirlandas simples infladas a 8”.
- Na parte de cima da trave guirlandas em duplets infladas a 6” pois o teto do salão era baixo.
- A base da cabeça foi feita em balões na cor salmão e os detalhes em E.V.A. e papel cartão.
- As bases foram cobertas com TNT marrom (e um "torcidinho básico com 160" para cobrir os canos").
- O chapéu é composto por 11 partes as quais foram reunidas em cima dos balões e depois coladas. Foi utilizada a técnica de sobreposição onde o desenho é projetado em cima do PDS (técnica que aprendeu nos cursos do ESBD). Depois ele foi montado em recortes na mesma dimensão do PDS.
Clique na imagem para ampliar
O Blog GBA agradece pela aula online tão completa e tão detalhada, e deseja ao Trio Ternura do Art’s Mil Festas muito sucesso nessa nova (e colorida!) estrada.
terça-feira, 21 de abril de 2009
No mundo dos balões, navegar é preciso. Descubra novos horizontes!
Hoje em dia não convém ignorar a rapidez tecnológica e o mundo virtual. "Navegar" é preciso também no mundo dos balões, como fizeram os grandes navegadores do passado, que assim como Pedro Álvares Cabral, perseguiam seus objetivos mesmo diante dos perigos nos mares bravios. Oficialmente, o dia 22 de abril é marcado pelas comemorações do descobrimento do Brasil e hoje, coincidentemente, o Blog GBA celebra o seu 1º mês, já com muita informação apresentada aos visitantes de diversas partes do mundo. E nós que fazemos o blog, estamos felizes pelo incentivo e aceitação desta nova ferramenta de comunicação em nosso setor.
E há exatos 9 anos, nas comemorações dos 500 anos do Brasil, a "Caravela do Descobrimento" entrou para a história dos balões, como uma das maiores esculturas feitas no país. É algo que nos enche de orgulho e quem quiser saber um pouco mais da verdadeira maratona na construção dessa gigantesca escultura em estrutura tridimensional, visite www.blogcostabrazil.blogspot.com
Foi um enorme desafio e na vida profissional todos nós enfrentamos diversos deles. O maior é saber para onde vamos e como podemos chegar ao nosso destino de maneira mais rápida e segura.
Quando nos deparamos com algo que nos identificamos, logo ficamos empolgados, mas basta aparecer o primeiro empecilho e a motivação diminui. Então, ficamos a procura de outras pessoas que sejam parceiras nesse trajeto, que tenham os mesmos ideais e até mesmo problemas parecidos com os nossos. Na atividade com balões, por ser uma cultura recente, as dificuldades são maiores e a interação quase inexistente, pois a disputa de mercado é acirrada.
Como não existem mecanismos oficiais de comunicação no setor, as pessoas tentam se agrupar a partir dos instrumentos virtuais disponíveis na internet e é por onde circula a informação.
Se a criatividade é uma das características primordiais para quem está desenvolvendo o trabalho com balões, o aprimoramento nas suas diversas técnicas também é fundamental. Algumas pessoas enveredam pelos vários segmentos do balonismo artístico com a ilusão de que é atividade das mais fáceis e que não necessita de nenhuma qualificação.
É como se fosse quase uma atividade lúdica. Mas trabalhar com balões não é brincadeira. Basta tomar como exemplo o bem sucedido mercado americano, que foi responsável pela difusão da atividade pelo mundo afora. Lá existe profissionalismo e ao que parece, encaram os balões como um negócio promissor, por isso o resultado tão aparente e que faz inveja a qualquer outra atividade com mais tempo de existência. Uma das primeiras lições que aprendemos com eles é justamente buscar ensinamentos e assimilação das novas técnicas. E fazer tudo parecer fascinante.
Nos cursos é onde descobrimos os segredos de determinados efeitos visuais, quais materiais, equipamentos e acessórios são adequados ao dia-a-dia profissional e neles é propiciado o encontro entre os profissionais, facilitando o networking.
Saímos desses cursos com uma visão mais abrangente e confiante na capacidade de realizarmos proezas, antes consideradas impossíveis.
Então, não perca tempo, navegue, pesquise, se entrose. Mas almeje sempre a qualidade como algo fundamental. Busque o melhor para si, para dar o melhor de si. Não se contente com o que já aprendeu até agora, pois sempre haverá algo novo a descobrir.
Acredite, o seu horizonte não tem limites!
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Sucesso Brasileiro no Exterior
Este é mais um de uma série de artigos sobre as conquistas de profissionais brasileiros que fizeram (e estão fazendo!) sucesso no mundo dos balões no exterior.
Uma antiga propaganda de um conhecido gel para cabelos do Século XX dizia: "Dura lex Sede lex. No cabelo só Gumex! "
Fazendo-se uma analogia, quando os balões surgiram no Brasil será que poderia ter sido algo assim? "Dura lex Sede lex . Nos balões só Qualatex!?"
Brincadeiras à parte, como poderão perceber, cada vez mais os brasileiros estão "invandindo a praia", os seminários, as revistas, os sites, os calendários e até a Diretoria da Qualatex!
Senão vejamos:
Wilson Sawaki, CBA
a foto do astronauta que saiu publicada no Calendário 2009 da Qualatex, de autoria do pescador - e nas horas vagas - Decorador e CBA Wilson Sawaki.
San Silva "Mr. Plasbol"
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Sendo assim,
cliquem na imagem para ampliar
Dante Longhi
Seu delivery bouquet feito no Seminário Qualatex de Embu em 2005 inspirou a Balloon Designer americana Linda Bruce a fazer "mini character bouquets" publicados na edição de Jan/Fev/Mar 2006 da revista IMAGES, com direito a passo a passo e tudo.
Tom Tom
Nosso querido Animador Tom Tom ficou feliz da vida quando foi convidado para fazer "Um, Dois... Feijão com Arroz" ao lado de renomados instrutores americanos no Seminário da Qualatex 2008 no México!
E a Rita Tavares, a brazuca V.I.P., Odontóloga e Balonista Artística residente nos States, é só "sorrisos" desde que a qualatex.com publicou sua foto na seção VIPs - Very Important Pioneers http://www.qualatex.com/pages/ezine/09amj/vipioneer.php
com promessa de mais fotos na próxima edição da revista Images.
Parabéns aos nossos ilustres e corajosos conquistadores do além mar (ou seria Itamar?) da Qualatex.
E como diz o famoso ditado: "Navegar é preciso!"
*****************************************************
DURA LEX, SEDE LEX - expressão em latim para "A Lei é dura, mas é a Lei".
domingo, 19 de abril de 2009
Thanks!
Muito obrigado,
thank you very much,
merci beaucoup,
muchas gracias,
非常感謝,
vielen dank,
mange tak,
شكرا جزيلا,
grazie mille,
本当にあ,
りがとうございます
Os nossos sinceros agradecimentos por tantas mensagens de incentivo que estamos recebendo.
Valeu, galera!
Dia do Indio - Parte II
Continuando a homenagem do Blog GBA a este grupo tão importante na formação da raça brasileira, selecionamos a escultura do índio ao lado feita em 2008. Junto com mais outras 3 esculturas semelhantes serviu de base para a canopy da pista de dança da festa de encerramento do evento Ideias Gigantes 4. Os simpáticos indígenas e toda a decoração foram de autoria do Instrutor e Balloon Designer, o gaúcho Ricardo Rodrigues, CBA, e sua execução contou com a animada colaboração dos participantes do IG4.
Curiosidades
Muitas palavras que estão no nosso dia-a-dia são de origem indígena, como: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará...
Essas palavras são conhecidas de todos, mas será que alguém pensou alguma vez no seu outro significado? Em outras palavras: mesmo com tanto abacaxi por causa desta crise e que estejam na maior pindaíba, não deixem a peteca cair!
clique na imagem para ampliar
Balões no Dia do Índio
Hoje, 19 de abril, comemoramos o Dia Internacional do Índio.
Apesar disso, os grupos das principais tribos nacionais tentam manter fiéis os seus costumes e tradições, protegendo o pouco que resta dos seus territórios, o que ainda gera conflitos em alguns lugares. Dos mais de 4 milhões de índios existentes na época do descobrimento, restam menos de 200 mil, sobrevivendo precariamente e sob ameaças, principalmente dos garimpeiros.
Estima-se que hoje existam aproximadamente 210 povos, distribuídos em todo território brasileiro, falando 170 línguas e dialetos, incluindo o tupi-guarani e o português.
O Blog GBA mostra agora, em fotos, o que foi apresentado no vídeo, homenageando a raça indígena.
sábado, 18 de abril de 2009
SAN SILVA - "Mr. Plasbol"
Existem profissionais tarimbados que ainda não utilizaram o Plasbol e o confunde com o balão microfoil, outro tipo de bastante resistência, mas com características distintas, tanto na matéria-prima de fabricação quanto no manuseio, mas que podem ser consorciados, pois tem em comum o alto brilho e a durabilidade, sofisticando os ambientes ornamentados com eles.
Para ornamentações e serviços que ficarão expostos por longa duração, os dois tipos de balões citados são os ideais, mas o balonista artístico precisa aprender alguns segredos para ter o melhor desempenho e custo-benefício com eles. Por isso a necessidade dos treinamentos ministrados por San Silva.
Dia do Amigo - de longe
No momento Bruce dedica-se integralmente à sua empresa de web design "Walden Design" no Canadá. Interessante notar que, na apresentação de sua equipe onde todos podem mostrar um outro lado de sua personalidade, é claro que na segunda foto do Bruce lá está ele... soprando um balão!
http://www.waldendesign.com/about-walden/the-team/bruce.html
Thanks, Bruce!
Dia do Amigo "muy amigo"
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Circuito do Sol abre a 1ª Fase
O Circuito do Sol foi idealizado pelo artista Costa Brazil com a intenção de difundir a arte com balões e outros segmentos do Balonismo Artístico nas regiões Norte e Nordeste, aumentando a demanda de profissionais qualificados e o consumo dos produtos fornecidos pela indústria do setor.
Acontece pelo 3º ano consecutivo e inclui cursos de qualificação e aperfeiçoamento, venda e exposição de equipamentos, acessórios e diversas novidades destinadas ao setor profissional na atividade com balões.
Na 1ª fase, ocorrem cursos de menor carga horária em várias localidades das regiões citadas, além de participação em feiras e eventos para prospecção do público-alvo visando aumentar o fluxo na 2ª fase (22,23 e 24 de Setembro, no Hotel Oásis Atlântico Imperial).
Um dos destaques da 2ª fase é o Balloon Summer Fashion, evento agregado ao principal, onde os artistas criam roupas estilizadas, utilizando os balões como matéria-prima principal.
Outros atrativos são as belezas naturais com praias deslumbrantes, a comida regional e os centros de compras e artesanato existentes no Ceará.
Vale a pena conferir!
quarta-feira, 15 de abril de 2009
GBA - 6º Ano
O GBA - Grupo Balonismo Artístico foi criado no dia 15 de abril de 2003, pelo empresário e artista Costa Brazil (http://www.blogcostabrazil.com.br/) , com a imprescindível colaboração do Balloon Designer Eduardo Seiti (http://www.esbd.com.br/), a partir da necessidade do mercado de balões em agrupar pessoas com interesses em comum, pois não existe, até o momento, nenhuma entidade de classe formalizada. É um grupo de discussão aberto (não há restrição para se cadastrar), com a finalidade de entrosar e informar pessoas que fazem parte do setor de balões seja qual for a sua atuação no mercado (fornecedores, profissionais qualificados, amadores, admiradores, etc.). Recebe a valiosa contribuição de alguns voluntários, os quais exercem as funções de administradores e moderadores.
O assunto “Balões” é o principal foco nas mensagens que circulam diariamente, sendo que existem períodos onde temos mais de 40 postadas ao dia, chegando aos mais de 1.200 assinantes relacionados até o momento, oriundos de diversas localidades do país e exterior.
O seu sucesso se deve a forma neutra e democrática como é conduzido: É um ponto de encontro virtual onde todos podem enviar conteúdos diversos, expressar suas opiniões e descobrir e apresentar novas idéias, desde que não haja ofensas com uso de termos inapropriados ou fira a moral.
Apesar de ainda não ser usado amplamente como instrumento de marketing pela indústria, é um mecanismo poderoso que atinge um público-alvo específico, de maneira rápida e eficaz.
Agregando mais valor ao GBA e abrindo um espaço para a veiculação comercial e institucional de empresas e parceiros, foram elaborados novos projetos:
- Circuito do Sol - Evento de qualificação e difusão do setor que está na 3ª edição, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste. Ocorre em duas fases distintas:
*1ª fase - Prospecção do público-alvo, com vários eventos de curta duração e divulgação em feiras e eventos nas regiões citadas;
*2ª fase - Evento principal - Inclui cursos de qualificação e aperfeiçoamento, exposição e comercialização de produtos destinados ao setor e festas de confraternização;
- Blog GBA - revista virtual onde circula vasto material informativo (fotos, textos e artigos, vídeos, dicas, etc.);
- Sala de Bate papo, 24h no ar. É mais um ponto de encontro virtual. Eventualmente, em datas programadas antecipadamente, serão promovidos debates e entrevistas, convidando empresas e pessoas de relevância na atividade;
- Site: em fase de formatação e produção, com previsão de lançamento para o 2º semestre de 2009.
Então venha, participe e comemore conosco o 6º do GBA!
terça-feira, 14 de abril de 2009
*Ode aos Balões – Nacionais e Importados
"Do ponto de vista de uma empresa de decoração com balões, o melhor balão é aquele que:
- Você consegue comprar com facilidade;
- Não sofre de crise de abastecimento;
- Oferece cores e formas variadas;
- Mantém o padrão de qualidade em todos os seus lotes;
- Respeita o consumidor;
- Investe em tecnologia;
- Ouve seus clientes;
- Atende com excelência antes e depois da compra;
- Entrega um produto compatível com a qualidade desejada para seu uso profissional;
- Busca divulgar, promover e fortalecer o mercado de maneira ética;
- Facilita o acesso a informação;
- Tem preços compatíveis com o mercado;
- Inova;
- Orienta;
- Cria;
- Compartilha;
- Surpreende."
* Ode é um tipo de poema que se desenvolveu na Grécia. Expressa sentimentos com muita elevação e profundidade. A ode muitas vezes caracteriza um elogio ou uma celebração.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Cursos e Eventos com Balões - Programação 2009 (atualização 13/04)
domingo, 12 de abril de 2009
Receita de Bolo
Na semana em que o Balonito, mascote do GBA, completa 6 anos, surgiu o assunto como fazer um bolo de aniversário com balões.
Para se fazer um bolo geralmente precisamos ingredientes como farinha, açúcar, ovos, entre outros. Em nosso caso, para se fazer uma escultura de um bolo, obviamente além dos balões, são necessários outros materiais.
Em primeiro lugar, precisa-se definir o tamanho do bolo para então poder escolher qual será a técnica a ser utilizada e consequentemente, os materiais de suporte.
O Blog GBA reuniu fotos de vários bolos feitos por diversos artistas onde foram utilizadas diferentes técnicas:
SDS (Skitsmas Design System): são placas de metal medindo 80x1.20m unidas por meio de clips especiais ou silver tape onde os balões inflados a 7.5” são encaixados um a um. Para complementar foram utilizados balões Link em toda a volta do bolo.
PDS: embora nenhuma foto esteja nesta seleção, é possível utilizar o PDS como alternativa para se fazer um bolo já que é um material mais flexível que o SDS e permite que sejam feitas curvas e recortes.
RMS (Rouse Matrix System): é uma tela especial de plástico onde os balões são encaixados, um a um, ou em alguns casos, em pares. http://www.rouseinternational.com/galleries/50th.cake.htm#Top
M.A.D.S. System : técnica coreana ainda não disponível no Brasil, mas bastante utilizada em países asiáticos. Consiste de vários anéis onde os balão são encaixados individualmente. Conheça essa curiosa técnica pelo site http://www.aceballoon.com/en/Mads/UsingMethod.asp?menu=04&submenu=02
LINK: são balões de duas pontas inflados e medidos de acordo com a altura do bolo. Dependendo do tamanho da escultura, torna-se desnecessária uma estrutura para sustentação.
Mural: guirlandas de alturas variadas de clusters de 4 ou 5 balões formando colunas verticais unidas umas ao lado das outras.
Mural: Guirlandas de 4 balões ou de duplets colocadas em círculos horizontais formando o bolo.
Balões 646: estrutura de vergalhão de alumínio onde são colocados os balões 646 intercalados por clusters de 4 balões redondos entre cada um. Esta técnica foi desenvolvida recentemente e passou a ser ensinada nos cursos do ESBD.
Balões 260 & 160: técnica que exige treino e habilidade para fazer as dobras e detalhes todos iguais para que o resultado final seja harmonioso.
E agora, já escolheram como vão fazer o seu bolo?
Se estiverem interessados em receber o passo-a-passo do bolo feito com balões 260 acima, anotem seu nome e e-mail na área para “comentários” logo abaixo deste artigo.
Deste mato saiu mais um Coelho...
http://blogcostabrazil.blogspot.com/
Vai ser bom (de conferir), não foi?
sábado, 11 de abril de 2009
Casinha da Páscoa
Para finalizar, vamos exibir um mural de balões, com todas as características dessa temática tão popular e querida por todos. Nele, vemos a figura de uma “casinha” num cenário formado por várias guirlandas, feito com simplicidade, mas que resultou em um trabalho de efeito visual bastante agradável.
As cores mais suaves estão predominando, como já havia destacado a Lia Palka, logo no primeiro artigo desta série.
A foto foi publicada recentemente no GBA, o nosso grupo de discussão virtual, onde circulam diversos exemplos da criatividade dos artistas brasileiros.
O mural foi produzido pela Nuvem de Algodão (www.nuvemdealgodao.com.br), da simpática Rossana Consoni, CBA, de Porto Alegre, RS. Ela é Balonista Artística e decoradora, especializada em festas infantis. Formada em Pedagogia, está atuando no mercado de balões desde 1996.
Os balões usados pela Nuvem de Algodão foram os da marca nacional São Roque, de tamanho 9”, totalizando uma média de 1.550 no mural de 9m de comprimento por 3m de altura, com 2 pessoas na equipe, numa montagem que durou aproximadamente 5h.
Feliz Páscoa!