Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2009

EaSY System: uma Grande Paixão



O início da paixão

O EaSY System é uma técnica utilizada para cobrir colunas utilizando-se pares de balões. Seu criador é o Instrutor e Balloon Designer, Eduardo Seiti Yoshikawa do ESBD (
www.esbd.com.br).

Entretanto, há controvérsias. Dizem que a muito tempo atrás monitores paulistas já faziam algo semelhante para cobrir postes e árvores nos buffets infantis de São Paulo, e que na década de 90 já se tinha visto uma decoração com essas características no IBAC de Chicago.

Como "ajudante de palco" das aulas do Eduardo nos cursos do Armazém dos Balões (www.armazemdosbaloes.com.br), eu costumava demonstrar essa técnica normalmente após o almoço ou como uma espécie de "tapa buraco" para ganhar tempo. Tudo muito improvisado e sem nome definido. Na época chamavam de coluna gorda ou simplesmente cobertura de coluna.

Modéstia à parte, foi através de meu enorme entusiasmo (e insistência!) que além de preparar material impresso para divulgá-la nas aulas e dar um jeito de demonstrá-la aos instrutores internacionais que participavam de seminários no Brasil, ainda tive a feliz idéia de “batizá-la” com o nome com que agora é conhecida. Na época tudo foi feito obviamente por causa da estreita parceria com o Eduardo como também por acreditar - do fundo do meu coração - que era algo muito especial e que precisava ser divulgado de forma mais profissional.

Clique na imagem para ampliar


Las Vegas 2008: chegamos lá!

Essa técnica é tão especial que ela foi oficialmente demonstrada pela primeira vez nos Estados Unidos no Balloon Camp 2008 de Las Vegas. Fiquei muito orgulhosa e muito feliz ao fazer isso junto com o Eduardo e especialmente para mim, foi a coroação de todo o meu empenho.

Deixando-se de lado a polêmica se quem inventou o avião foram os irmãos Wright (conforme é ensinado nos livros da história americana) ou se foi o Santos Dumont (para nós brasileiros considerado o Pai da Aviação ), ou até mesmo a eterna discussão se "quem nasceu primeiro foi o ovo ou a galinha", o fato é que o EaSY System é uma técnica que atualmente é utilizada por profissionais tanto no Brasil como no exterior em lindas decorações cada vez mais criativas e surpreendentes. Inclusive passou a fazer parte do currículo oficial dos cursos do ESBD como também é ensinada por outros instrutores pelo Brasil afora. Em outras palavras, definitivamente o EaSY System chegou para ficar.

Periodicamente colocaremos fotos de trabalhos feitos por vários profissionais mostrando as inúmeras possibilidades dessa técnica tã
o fácil e tão encantadora para que possam se “inspirar” e entender a razão dessa minha "grande paixão ".

Clique na imagem para ampliar

Take it EaSY, my friend!





Passo-a-Passo: Balões Qualatex da Sopra Balão. Última foto: Portfolio ESBD .

3 comentários:

  1. Nossa como é simples...E o efeito é sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a pensar que fosse mais complicado...Mas é super simples...

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, lindo de sua parte divulgar isto!!

    beijos Tati

    ResponderExcluir