Seguidores

terça-feira, 12 de maio de 2009

Tecidos Tensionados & Balões

Clique na imagem para ampliar

Portfolio de Tok de Arte - Porto Alegre


Um dos assuntos mais solicitados ultimamente foram explicações sobre o uso de material tensionado (malhas tipo Lycra ou Suplex) e balões.

O Belchior Ximenes da Belchior Decorações de Fortaleza nos dá algumas dicas. Ele explica que "trabalhar com malha é uma arte como trabalhar com balões, ou seja, não se joga malha em locais, paredes etc.; faz-se decorações com malhas."


clique na imagem para ampliar

Vejam alguns trechos de sua "cartilha".
Material utilizado:
  • Gancho nr. 08 e 06;
  • Prego cabeção;
  • Prego nr. 03;
  • Bucha nr. 08 e 06;
  • Arame galvanizado nr. 20;
  • Nylon nr. 0.60 (menos poderá quebrar).

Decoração nas cores branca e pink
Material: malha Suplex nas cores branca e pink, arame n 20mm, prego cabeção pequeno, gancho nr. 8 com bucha( se necessário).
Técnica usada: a malha foi presa no eixo central inferior, logo após tensionada ao eixo superior e em seguida foram prendidas as extremidades inferiores das malhas de maneira que as mesmas tomassem curvas e formas triangulares.

Decoração nas cores rosa, amarela e vermelha
Material:
malha Suplex nas cores rosa, amarela e vermelha, arame n 20mm, prego cabeção pequeno, gancho nr. 8 com bucha (se necessário).
Técnica usada: Primeiramente foram presas as partes inferiores das malhas na base da coluna (juntas), em seguida as partes superiores das malhas num mesmo ponto no alto da coluna de forma que as três malhas ficassem bem tensionadas. Para finalizar foram presas as extremidades das malhas em três pontos paralelos, obedecendo a uma mesma distância.





Decoração na cor branca
Material: malha Suplex na cor branca, arame nr. 20mm, prego cabeção pequeno, gancho nr. 8 com bucha (se necessário) e estrela de manta brilhosa na cor prata.
Técnica usada: Nessa coluna, foram presas inicialmente as extremidades inferiores das malhas ao chão, nas laterais da mesma. Em seguida as outras extremidades foram presas a um mesmo ponto logo à frente da coluna, como podemos observar na imagem. Depois de terminado o processo foram postas as estrelas no centro de cada malha. A iluminação sempre dá um toque sofisticado e cor especialmente nas malhas brancas.


Decoração na cor branca
Material: malha Suplex na cor branca, arame nr. 20mm, prego cabeção pequeno, gancho n. 8 com bucha (se necessário).
Técnica usada: Nessa decoração as malhas seguem uma ordem exatamente igual fazendo assim um contorno no percurso da entrada do espaço a ser decorado. Podem observar que as malhas não estão grudadas na parede, dando assim um efeito de leveza e movimento.

Decoração preta e vermelha
Material:
malha Suplex nas cores preta e vermelha, arame nr 20mm, prego cabeção pequeno, gancho nr. 8 com bucha (se necessário).
Técnica usada: Nessa decoração as malhas estão em forma de pirâmide de ponta cabeça, foram presas primeiramente na parte superior central, depois as extremidades (sendo bem tensionadas) e para finalizar na parte inferior central (sendo também bastante tensionadas). É importante que nas decorações com malha elas devem sempre estar bem presas, isto é, certifique-se de que o ponto a ser presa a malha estar bastante firme.

Observações Importantes

Para que a malha tenha destaque, prioritariamente ela deve estar em posições longe de paredes, porém poderá ser tensionada da parede para algum ponto longe da mesma parede (ver foto).


Como prender as malhas no chão:

Deve-se sempre prendê-las com pregos pequenos colocados nos rejuntes dos pisos, assim não irá arranjar problemas com os locais dos eventos.

Outra dica importante é ter pacotes de massa para rejunte nas cores branca e cinza (são as mais usadas) para mostrar aos gerentes e administradores dos locais dos eventos que você irá tampar os buraquinhos logo após a desmontagem.

Assim como em todas as artes, é importante aprender novas técnicas e designs (figuras geométricas com malhas em armaçoes de alumínio etc. ). O Belchior (odixisbel@hotmail.com) prometeu ensinar tudo isso em suas aulas nos próximos meses.

Com tanta gente interessada, o Blog GBA tem certeza que seus cursos vão 'bombar"!

11 comentários:

  1. obaaaaaaaaaaa.......
    eu to dentro....rsrs
    parabéns pela iniciativa....show de bola
    vou seguir seu blog.....

    ResponderExcluir
  2. Estava esperando anciosa por esse curso com certeza será maravilhoso,o de 2008 foi um sucesso eu AMEI.claudete castro

    ResponderExcluir
  3. Seu trabalho é maravilhoso!!!!!
    Quando vai dar um curso aqui na Bahia?
    Eu a algumas amigas que trabalham no ramo de decoração de festas estamos esperando com ansiedade a oportunidade de participar de um curso seu.
    Beijossss!

    ResponderExcluir
  4. lima.vendas@ibest,com.br23 de março de 2010 16:34

    Achei excelente, a muito não via algo tão bom. Preciso de uma apostila ou curso virtual.
    att. lima

    ResponderExcluir
  5. por favor, como possso conseguir uma apostila pivete8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Adorei a matéria. Você esta ministrando algum curso no momento?
    Estou muito interessada. Agurado seu retorno.
    Obrigada
    inesfandim@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiiiii...Parabéns pela iniciativa!
    Vou acompanhar o blog.

    ResponderExcluir
  8. Prezado
    Gostaria de dica e tecnica para fazer desenho geometricos no tecido tensionado. Desde já agradeço pode passar para meu email gerson_mar1@ibest.com.br, sem mais
    Gerson

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito bonito o seu trabalho e mais lindo ainda, a sua nobreza em ajudar as pessoas, dando dicas de seu trabalho.
    aproveito para lhe perguntar: posso usar a helanca ligth - me falaram que ela desfia ao esticar.
    Posso usar a lycra ligth - aqui em Belo Horizonte, é o tecido que os lojistas indicam.Mas achei caro o preço da lycra.
    Não sou decoradora profissional. Fiz há algum tempo um curso de arranjos florais e uso o que aprendi em festinhas de amigos, parentes...
    Como em fevereiro vai casar uma sobrinha minha, e os noivos não dispoem de muita "grana", todos da família em mutirão ,vão ajudar nessa festa.
    Vc. poderia tirar minhas dúvidas ?
    Fico aguardando retorno.
    Que Deus o ilumine sempre.
    Rosana

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Achei interessante o assunto sobre malhas e lycras tensionadas. Gostaria muito de fazer o curso, poderia me informar se em belo Horizonte consigo? Ou onde posso conseguir este curso com vcs? Att Rosiane

    ResponderExcluir
  11. Parabéns e obrigada, o blog dá instruções fáceis de seguir e, o mais importante, ensina quem está interessado na técnica. Amei!!!

    ResponderExcluir