Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2009

A "Melhor Marca"


A discussão sobre a “Melhor Marca” de balões sacudiu o GBA nos últimos dias.
Selecionamos trechos de algumas das mensagens que circularam por lá e trouxemos aqui para o blog:

"(...) nem tudo é colorido e redondo, vejo que assim como nós as indústrias de balões estão no mercado para ter lucratividade e em sua grande maioria não dão a devida importância aos pequenos decoradores e lojistas. Não queremos esmolas! Queremos assistência técnica, esclarecimentos e parcerias para que TODOS ganhem: indústrias, lojistas e consumidores finais.

(...) normalmente não somos ouvidos ou os retornos não atingem as nossas expectativas.

Penso que empresas como a Coca-Cola são do tamanho que são porque se preocupam com cada ponto de venda, seja o Carrefour ou o bar da esquina.

Por fim, acredito que podemos fomentar com maior rapidez o mercado de balões e acessórios se todos estivermos com o mesmo espírito, conversando com respeito e sinceridade.

A copa de 2014 poderá ser um marco para o nosso mercado e precisamos estar prontos para mostrar para o MUNDO o NOSSO COLORIDO.

Minha sugestão para as indústrias de balões é que criem canais de comunicação com os consumidores profissionais (decoradores e lojistas), pois a cada dia vislumbro que as “festinhas com bexigas penduradas” estão dando lugares a EVENTOS realizados por profissionais que buscam conhecimentos técnicos e capacitação profissional e que querem utilizar matéria prima de qualidade por um preço justo.
(...)


Josélio Santos

Ateliê dos Balões & Cia.

...........................................................................

“Há deficiências sim, em praticamente todos os balões das marcas nacionais que utilizamos. Por enquanto, seria inconseqüente e inverossímil dizer que existe determinada marca de balão que atingiu a excelência em qualidade.

Com o avanço tecnológico e a informação mantida em tempo real, os fabricantes se vêem preocupados em se atualizar e atender as nossas expectativas consumistas, se levarmos em conta que anos atrás não dispúnhamos de quase nada além do tipo 260.

Mas ainda falta um longo caminho a percorrer, pois alguns pontos geográficos do Brasil estão completamente desassistidos, gerando consumidores insatisfeitos. (...)
A "Melhor Marca" de balões será justamente aquela que chegar primeiro em cada um desses alvos e não deixar faltar, no mínimo, o básico do que necessitamos. E também aquela que apostar nos projetos de profissionalização existentes hoje em dia.
Assim como no exterior, em breve qualquer dona de casa saberá distinguir um balão da linha profissional do de “combate” e acertadamente se decidirá, assim como já fazemos, pela 1ª opção. (...)


Os termos profissionais, como “cluster”, “guirlanda de seção quadrada” ou “SDS” serão corriqueiros no dia-a-dia das pessoas comuns.
Aguardem e verão a "Melhor Marca" de balões exposta em outdoors pelas ruas das principais cidades e/ou disputando a ponta da gôndola dos hipermercados.
(...)

Para nós, profissionais e consumidores, creio que devemos ser um pouco menos instigantes na procura do erro ou falhas e se as detectarmos, apontá-las de forma consciente e coerente.
Se a indústria entender nossas críticas como algo positivo, fatalmente crescerá e melhorará.”

Costa Brazil

...............................................................................

“Aparentemente o "mundo GBA" é composto por dois tipos de consumidores de balões:Aqueles que são contratados, patrocinados, financiados e sustentados pela indústria de balões e os decoradores em geral.

(...)

Para o primeiro grupo, a indústria nacional de balões é inovadora, de qualidade, etc. etc.,quase perfeita.Para os decoradores, que precisam pagar por seus balões, e, que nem sempre tem acesso fácil à reposição de estoque ou à opções de marcas a coisa fica mais complicado.É muito fácil falar em testar amostragem de balões antes de usá-los, para se for o caso, substituir ou complementar o estoque. Quero ver fazer isso quando o seu fornecedor esta a quilômetros de distância. Na cidade vizinha, ou em outro estado, como é o caso da maioria dos decoradores do interior.
(...)

Nunca vi alguém falando em deixar de comentar em público sobre os defeitos, vícios ou outra má característica qualquer de produtos como carros, telefones, alimentos, etc. É a publicidades de defeitos e qualidade que força o fabricante a melhorar seu produto.
(...)

Nós decoradores, somos antes de tudo, consumidores, e devemos ser tratados como consumidores.
(...)


A indústria nacional de balões, cresce, inova, faz novos lançamentos, porque vislumbra possibilidade de crescimento de suas vendas, não porque é boazinha e esteja preocupada em "ajudar" os decoradores.
Em suma, a indústria nacional de balões, cresce, inova, faz lançamentos porque obtém lucros.


Sempre vai ajudar os decoradores, se esta ajuda significar crescimento de suas vendas e de seus lucros.É isso!”
João Zuculotto


................................................................................

“Do ponto de vista de uma empresa de decoração com balões, o melhor balão é aquele que:

· Você consegue comprar com facilidade;
· Não sofre de crise de abastecimento;
· Oferece cores e formas variadas;
· Mantém o padrão de qualidade em todos os seus lotes;
· Respeita o consumidor;
· Investe em tecnologia;
· Ouve seus clientes;
· Atende com excelência antes e depois da compra;
· Entrega um produto compatível com a qualidade desejada para seu uso profissional; · Busca divulgar, promover e fortalecer o mercado de maneira ética;
· Facilita o acesso a informação;
· Tem preços compatíveis com o mercado;
· Inova;
· Orienta;
· Cria;
· Compartilha;
· Surpreende.”
Luiz Carlos da Costa Silva
Cenário Balões


..............................................................

“(...)
De forma alguma devemos menosprezar a indústria nacional, que
tem crescido em relação a produtos, você vai encontrar balões
mais e menos resistentes a fatores externos, balões com mais ou
menos pigmentação e para confirmar esses e outros dados sugiro
que teste todas as marcas que tiver acesso.

(...) A melhor resposta que encontrei foi essa:

"O melhor balão é aquele que te faz ganhar dinheiro".
Regina dos Anjos.

(...)
Gosto de prestigiar as marcas que investem no meu crescimento profissional".
Quando falo em crescimento profissional, não falo só do mim, mas de todo meu segmento.
(...)”

Tunico Oliveira
Smile Balões

2 comentários:

  1. Ficou muito bom este registro de comentários sobre a melhor marca de balões. Parabéns a todos que expressaram suas opiniões e a você por ter juntado os mais relevantes num lugar só - para a posteridade!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, parceira! Considero que o nosso papel é justamente este: registrar, sendo imparcial.
    E parabéns pelo excelente trabalho paralelo no GBAalmanac...ficamos felizes mais uma vez por você!

    ResponderExcluir