Seguidores

domingo, 14 de junho de 2009

Arte com Balões e as festas juninas

clique nas imagens para ampliar

"Chegou a hora da fogueira.
É noite de São João.
O céu fica todo iluminado,
fica todo estrelado,
pintadinho de balão.“

(Lamartine Babo)
Há praticamente duas versões sobre as origens dos festejos juninos:
A primeira sugere que seria justamente por ocorrer no mês de Junho. A segunda, que suas raízes vieram das festas ocorridas em países católicos da Europa, em homenagem a São João, conhecidas como Joaninas.


No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses, durante o período colonial. Além deles, na época, havia influência de outros elementos culturais, como a francesa - com a dança marcada, típica das danças nobres, influenciando as quadrilhas, e a chinesa, de onde teria surgido a manipulação da pólvora, motivando o uso dos fogos de artifícios. A dança de fita teria vindo ainda dos portugueses e também espanhóis.



Com o passar do tempo todos esses aspectos culturais misturaram-se com os nossos – indígenas, afro-brasileiros, portugueses e espanhóis- espalhando-se pelas diversas regiões brasileiras, com características próprias de cada uma delas.
No nordeste tomaram uma proporção maior, pois durante o mês de junho, são homenageados os três santos católicos – São João, São José e Santo Antonio – e como a seca é constante na região, o povo agradece com festas animadas as chuvas ocorridas no período, que às vezes são raras, e servem para manter a agricultura. É um momento importante economicamente, motivando o turismo e a geração de emprego e renda acabam sendo favorecidas.


O milho, que tem sua colheita acentuada no mês de Junho, é usado em grande parte das comidas típicas. As fogueiras se tornaram comuns, servindo de centro para as danças das quadrilhas. E os balões juninos convencionais, feitos de papel de seda, que antes eram soltos no ar, flutuando com ar quente da tocha acesa no seu interior, hoje em dia estão cada vez mais raros, por causa dos incêndios que ocasionam. Virou peça cenográfica, apenas enfeitando o ambiente. Para substitui-los flutuando no ar, temos a opção ecologicamente correta dos nossos balões de látex inflados com gás hélio. Garantidamente são bem mais seguros.

E então, com a cultura do Balonismo Artístico cada dia mais evidenciada, a Arte com Balões se torna alternativa certa para fortalecer a tradição de cor e alegria presente nessas festas.
São figuras de espantalhos, casais caipiras, espigas de milho estilizadas e até fogueiras e os tradicionais “balões juninos”, tudo feito artisticamente com balões.
As empresas aproveitam a data especial e também começam a utilizá-los como uma ótima maneira para preencher e enfeitar seus espaços, atraindo o seu público-alvo com a criatividade empregada pelos artistas e profissionais dos balões.
Mais um ponto positivo para a nossa atividade!



6 comentários:

  1. Fiquei encantada com esse trabalho. Perfeito!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá sou Anilda e gostaria muito de fazer um curso nessa área será que vocês podem me ajudar?
    aguardo retorno grande abraço.
    Obs: os trabalhos apresentados são exelentes.

    ResponderExcluir
  3. Anilda e demais internautas, obrigado pela visita ao Blog GBA e elogio ao trabalho dos artistas citados neste artigo.
    Sobre cursos: Temos ótimos eventos de qualificação em várias localidades brasileiras.
    Se você estiver no Nordeste, indicamos o Circuito do Sol, no Ceará e o Arte Balões Bahia. No Sul e Sudeste, o Idéias Gigantes, PR e SNAB, SP. Além deles, há diveros eventos promovidos isoladamente pelso artistas e profissionais do setor. Fique de olho em nossos mecanismos de comunicação ou nos encaminhem seus contatos de e-mail para envio de mais informações.

    grande abraço

    Costa Brazil
    GBA-CE
    costa_brazil@yahoo.com.br
    falecom@costabrazil.com.br

    ResponderExcluir
  4. tudo muito bacana parabéns aos desenvolvedores desse trabalho...sucesso

    ResponderExcluir
  5. parabéns aos desenvolvedores desse trabalho muito bacana ,sucesso

    ResponderExcluir