Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um pouco da história do Balonismo Artístico, GBA e os Grandes Eventos de Arte com Balões no Brasil

Um pouco da história do Balonismo Artístico, GBA e os 
Grandes Eventos de Arte com Balões no Brasil

clique na imagem para ampliar 

O Setor de Balões no mundo ainda não foi reconhecido como atividade profissional pela sociedade. A Arte com Balões, tendo a Decoração ou Ornamentação de ambientes como destaque na sua projeção é apenas um dos seus segmentos.
Estamos caminhando para um aperfeiçoamento cada vez maior na área, com a evolução da Indústria e consequentemente o aumento da demanda dos serviços oferecidos pelos profissionais, que antes de tudo, precisam se qualificar ou atualizar-se.

As primeiras ações nacionais para mobilizar os artistas, profissionais, empresas e a Indústria do Setor em busca desse reconhecimento ocorreram mais precisamente no Ceará, no final da década de 1990.
Foram diversas e incluem desde formação de grupos profissionais a realização de grandes eventos de capacitação.
   
O termo Balonismo Artístico surgiu e apesar das discussões e controvérsias geradas em torno disso, com relutância de muitos artistas em aceitá-la, ganhou notoriedade pública na mídia e na sociedade, designando informalmente assim a atividade no Brasil. Tudo está documentado e hoje já faz parte da história dos Balões.  
   
Mas você sabia que...

- O termo Balonismo Artístico foi criado pelo Artista e Empresário Costa Brazil, no final da década de 90, no Século passado, pois até então ainda não havia nenhuma denominação pública oficial para designar a atividade com Balões?

- Além da Arte com Balões, o Balonismo Artístico engloba diversos segmentos distintos, como Entretenimento e Lazer com Balões, Delivery com Balões, Show de Balões e Mídia Alternativa com Balões, assim como acontece em atividades mais tradicionais como a Medicina ou Direito?

- O GBA – Grupo Balonismo Artístico surgiu em 2003 como um grupo de discussão na Internet, idealizado pelo Artista e Empresário Costa Brazil para difundir a atividade no país e entrosar a Indústria e os seus profissionais do setor e até hoje continua como um dos maiores mecanismos de comunicação no mercado e mantém mais de 1.500 contas de e-mails inscritas?

- Em 2004 foi lançada a figura estilizada de um Balão, que após um concurso público, ganhou o nome de “Balonito”, considerado o mascote oficial do GBA, identificando-o de forma positiva com algo alegre e dinâmico, para angariar a simpatia das pessoas na sociedade em geral, facilitando a abordagem das ações mobilizadas pelo grupo?

- Atualmente o GBA - Grupo Balonismo Artístico está presente em diversos países do mundo, através de Comunidades e Redes de Relacionamento virtual na Internet, algumas com quase 4.000 participantes inscritos?

- O blog do GBA foi criado em Março de 2009, pelo Artista e Empresário Costa Brazil, colocando a atividade com Balões em evidência nessa nova onda da comunicação virtual na Internet, lançando Lia Palka como uma das blogueiras mais atuantes no setor, influenciando diversos outros blogs como o GBAlmanac, criado posteriormente por essa grande parceira?

- O GBA – Grupo Balonismo Artístico realiza diversas ações de mobilização pública para difundir a atividade com Balões e atualmente os seus participantes estão se reunindo cada vez mais para trocar ideias e informações pessoalmente em suas localidades de origem, sendo o GBA-CE (Ceará) um dos mais atuantes no país?
 
- No Brasil, os primeiros grandes eventos internacionais de Balonismo Artístico, com instrutores estritamente estrangeiros e sempre apoiados pela Qualatex, foram realizados em meados dos anos 90, em São Paulo, pela empresa Rica Festa e que o último deles ocorreu no ano de 2.000, organizado pela Plasteng, também em São Paulo?

- Os primeiros Balões de látex da linha profissional foram produzidos e lançados pela São Roque, no início da 1ª década do Século XXI e lançados oficialmente no Encontro Internacional de Arte com Balões, o “Encontrão”, em Fortaleza, Ceará, em 2004?  

- O Encontro Internacional de Arte com Balões, conhecido como “Encontrão”, foi idealizado e realizado pelo Artista e Empresário Costa Brasil em 2004, em Fortaleza, Ceará, sendo o precursor dos atuais grandes eventos brasileiros, integrando instrutores genuinamente nacionais, para valorizar e difundir o Balonismo Artístico no Brasil e no Mundo, entrosando as pessoas e trouxe participantes até da Dinamarca?

- Vários artistas do Balonismo Artístico nacional, alguns deles conhecidos internacionalmente na atualidade, foram lançados oficialmente como instrutores de grandes eventos durante o Encontro Internacional de Arte com Balões, o “Encontrão”, tais como: Eduardo Seiti, Dante Longhi, Ricardo Rodrigues, Luis Carlos Silva, Regina dos Anjos, Guildo Saravia, Silvia Klock e muitos outros? 

- O Circuito do Sol surgiu em 2007 com a mesma proposta do “Encontrão” e foi idealizado pelo Artista e Empresário Costa Brazil no intuito de inserir de vez as regiões Norte e Nordeste também como foco de atenção da Indústria nas ações relacionadas aos eventos do Balonismo Artístico nacional, tendo como principais objetivos o aprimoramento técnico dos profissionais e favorecendo a divulgação de novas técnicas e dos lançamentos da Indústria no Brasil, já que atualmente essas regiões não estão como prioridade nos planejamentos estratégicos da maioria dessas empresas?

- O Circuito do Sol está na 5ª edição consecutiva, trazendo participantes de várias localidades do Brasil e do mundo, como Chile, Argentina, Angola e Estados Unidos?

- O Circuito do Sol apresenta grandes nomes como Instrutores e Palestrantes e as novas tendências para o setor e já lançou no mercado nacional artistas como Edison Ukita, de São Paulo e Maurício Globerto, do Chile?

- O Balloon Summer Fashion, ação pioneira no Brasil, um inusitado e surpreendente desfile de roupas e acessórios confeccionados com balões, foi lançado na 3ª edição do Circuito do Sol, em formato de concurso para descobrir novos talentos e nele os participantes praticam o que visualizaram durante as aulas e oficinas do evento principal, demonstrando criatividade e favorecendo a concorrência positiva e a convivência em grupos?
 
- Várias ações importantes para a difusão do Balonismo Artístico e seus profissionais serão implementadas pelo GBA – Grupo Balonismo Artístico até 2014, visando aproveitar as ótimas oportunidades que surgirão para o setor dos balões com a realização da Copa do Mundo no Brasil?



Então, fica comprovado que nós, profissionais e empresas que estão realmente engajados em mudar os rumos da atividade nesta trajetória, somos diretamente responsáveis por cada página escrita, a qual ficará registrada para sempre.   


Costa Brazil



Um comentário:

  1. É isso aí, é muito bom saber que agora o GBA tem uma identidade pública, e melhor ainda é saber que muito de tudo começou aqui na Terra da Luz . Apesar do sol na testa e do clima árido conseguimos levar a Arte com Balões para quase todas as localidades, principalmente aqui no NE.

    ResponderExcluir