Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro

clique na imagem para ampliar

Por motivo do excesso de trabalho, algumas viagens e demais compromissos profissionais, estivemos ausentes aqui do Blog GBA.

Retornamos justamente no dia em que comemora-se a Independência do Brasil.


O 7 de Setembro, apesar de ser visto hoje como feriado para curtirmos um bom descanso ou diversão, marcaria um dos pontos cruciais para o desenvolvimento do País, que se livrava, teoricamente, naquele dia, da subserviência à Coroa Portuguesa, que juntamente com todo o Antigo Regime Europeu, estava entrando em crise por causa da Revolução Industrial na Inglaterra e por vários outros fatos do liberalismo econômico surgidos na Europa e América.


Em 1808, a abertura dos portos, por Dom João VI, é considerada a primeira medida formal rumo à Independência.


No Brasil, a Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes, foi um dos primeiros movimentos sociais republicano-emancipacionistas. Outro movimento de emancipação, a Conspiração Baiana, surgido na Bahia, que ao contrário da conspiração de Minas, tinha uma participação popular mais abrangente, com a inclusão de pretos, índios, mestiços, pobres em geral, além de soldados e religiosos. Sempre controladas pela Coroa, as revoltas também aconteceram no Rio (Conjuração do Rio de Janeiro – 1794), Conspiração dos Suaçunas (1801) e a Revolução Pernambucana, em Pernambuco (1817). Foram todas determinantes para o processo de independência, pois trouxeram à tona os ideais iluministas e os princípios republicanos.


E após diversos outros acontecimentos históricos, no dia 7 de Setembro de 1822, ao receber uma carta de José Bonifácio e D. Maria Leopoldina, a qual transmitia a informação de que tropas portuguesas invadiriam o Brasil caso o Príncipe não retornasse ao seu País de origem, D. Pedro I tomou a importante decisão, às margens do Rio Ipiranga, bradando: É tempo... Independência ou morte... Estamos separados de Portugal".


Os balões refletem a alegria do público e são itens praticamente obrigatórios se a intenção é comemorar a data.

Na sequência das fotos, alguns momentos da edição anterior do Circuito do Sol, com as cores da bandeira nacional ressaltada em diversas ocasiões. Este ano o evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Outubro.

Divulgue e Participe!

clique nas imagens para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário