Seguidores

domingo, 4 de abril de 2010

Série "Coelhos" - Esculturas gigantes

A Arte com Balões profissional foi introduzida oficialmente no Brasil a partir dos meados de 1990. Eram cursos de imersão, ministrados pelos americanos, trazidos ao país por empresas importadoras do setor de material de festas, interessadas na expansão desse mercado.
Das diversas técnicas conhecidas atualmente, a construção de esculturas gigantes em estrutura tridimensional ainda é considerada a mais complexa e de alto custo de produção e, por motivos óbvios, uma das mais curiosas.


O dimensionamento correto das medidas originais que serão reproduzidas em escala maior e o conhecimento básico de desenho técnico auxiliam no bom resultado final, apesar da colocação dos balões na estrutura (vergalhões ou varas de alumínio moldadas, cobertas com tela de plástico, nylon ou arame) e os detalhes no acabamento serem decisivos para o sucesso do trabalho.


Em 1997, após o nosso encontro inicial com a Arte com Balões, decidimos oferecer projetos especiais para empresas de grande porte. O Iguatemi, um dos principais shopping centers do Ceará, solicitou algo relacionado ao período da Páscoa e surgiu então a idéia do “Parque da Páscoa”, inspirada em um modelo americano que já teria sido apresentado em espaço comercial similar, no entanto não existira escultura gigante, daí o diferencial do nosso projeto tornou-se maior, pois inserimos como peça principal a figura de um coelho gigante.


Surgia ali a série “Coelhos”. Nos anos seguintes, fizemos outras edições, em lugares diferentes, mas com o mesmo impacto de sempre. Ao todo, foram 05 esculturas, com altura variando entre 7m e 9m. A de maior repercussão foi a do “Sansão”, homenagem ao desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Assim como tudo que utiliza os balões como matéria-prima no Balonismo Artístico, esculturas gigantes em estrutura tridimensional são efêmeras e o registro que fica são as fotos ou filmes do que foi realizado pelo artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário