Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2009

Reciclagem de Balões




Matéria exibida no JORNAL HOJE - edição do dia 1/8/2009



Balões de festa serão reciclados
Os balões que a criançada adora estourar no final da festa, normalmente vai para o lixo e poluí o meio ambiente. Agora o final da brincadeira mudou. Veja o que é possível fazer com eles.



Nas festas de antigamente as crianças cuidavam dos balões. "Era muito engraçado. Era uma briga pra levar balão pra casa, né? Ninguém estourava, acho que durava, assim, uns três a quatro dias, uma semana...", diz Viviane Viana, administradora de empresas.

Hoje é diferente. A diversão é "espocar". No fim da festa, o destino dos balões estourados é o lixo. Um desperdício porque cada um deles tem 95% de borracha pura.

A novidade é que num laboratório do sistema florestal brasileiro os pesquisadores estão reciclando os balões.. Assim, nem parece, mas eles podem virar pisos, tapetes e até solados de sapatos. O processo é simples e barato. Os balões são amassados por essa máquina e formam uma manta grossa “São passadas várias vezes para formar uma manta, depois é adicionado a serragem da madeira”, explica Maria Eliete de Sousa, pesquisadora.

A serragem é outro ingrediente reciclado. Quando tudo está misturado, entram os produtos químicos que dão resistência à manta. Em pouco tempo, a primeira etapa do processo está concluída. A peça é cortada e aquecida a 145 graus durante 15 minutos. “Fica uma placa muito bonita, uma placa de balão, com pigmento próprio...”, mostra Pedro Paulo Penzuti, pesquisador. É essa placa que pode ser usada pela indústria. “Ela não rompe em hipótese alguma”, afirma ele.
Em outro equipamento o teste final. Ele simula o desgaste da sola de um sapato. “Resistiu, como pode ver a peça ficou com um pedaço dela ainda sem ser, sem ser desgastado. Tá aprovado”, diz o pesquisador.


E o mais interessante é que com as cores dos balões dá para fazer placas diferentes, matéria prima para a criatividade da indústria.





Em 18 de maio o Blog GBA publicou uma matéria sobre o assunto "Responsabilidade Social" abordando também a reciclagem de balões estourados. (http://gbabaloes.blogspot.com/2009/05/baloes-e-responsabilidade-social.html).


Em São Paulo entrem em contato com:

Associação Reciclázaro
Praça Cornélia, 101 – Lapa
PABX: (11) 3871-5972
Marcos Moreira Vaz - Coordenador de Meio Ambiente
E-mail: marcos@reciclazaro.org.br - Celular: 8259-3367
Cláudia Soares Cassiano – Coordenadora Núcleo Produtivo Gasômetro
e-mail:
claudiareciclazaro@hotmail.com





.

9 comentários:

  1. Galera
    Sensacional a matéria veiculada na TV sobre a reciclagem dos balões. Valeu demais a colaboração da Lia Palka, inserindo como artigo no Blog GBA - www.gbabaloes.blogspot.com e no GBAlmanac - www.gbalmanac.blogspot.com
    Vale a pena conferir!

    Costa Brazil

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma casa de festa em Recife´Pe, como faço para reciclar os balões, por favor entrar em contato via e-mail farssimoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não existe um programa comercial para a reciclagem de balões, mas o assunto estará sendo abordado durante o Circuito do Sol, o maior evento de arte com balões do Norte/Nordeste e que ocorre nos dias 22, 23 e 24 de Setembro de 2009. Que tal se viesse participar e daí elucidaria um pouco mais das suas dúvidas e saberia das novidades em primeira mão.
    Visite o site www.circuitodosol.net

    abração

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos pesquisadores!!
    Minha maior preocupação,como decoradora de festas infantis, é justamente o q fazer com os balões. Espero que exista solução em grande escala em breve. Aguardo novidades, através do e-mail: deisepiana@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. estou tentando projetar algo parecido na minha faculdade, so que estou precisando de ajuda para a confecção das máquinas, gostaria de saber se tem alguem que possa me ajudar meu email tamirysaraiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Além de biologa, tenho uma firma de eventos e gostaria muito de ter novidades da reciclagem de balões para poder colocar em prática na minha cidade.(Santos/SP)

    Vera Fourcade
    vera@fourcade.com.br
    www.fourcade.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos e visitantes, a reciclagem de balões ainda está em estudos pelo pesquisador Pedro Paulo Penzuti. Logo que tivermos novidades a respeito do assunto, publicaremos aqui no Blog do GBA.

    Agradecemos a visita e a atenção de todos vocês.

    ResponderExcluir
  8. Costa Brazil, já temos novidades sobre o assunto em questão???

    Grato,

    ResponderExcluir
  9. Caro Paulo,

    Obrigado pela visita!
    Ainda não temos nenhuma novidade para divulgarmos por aqui.
    Vamos consultar o pesquisador do projeto, Sr. Pedro Paulo Penzutti e em caso positivo, publicaremos aqui no Blog do GBA.

    Grande abraço,


    Costa Brazil

    ResponderExcluir