Seguidores

terça-feira, 30 de junho de 2009

Arte com Balões: Homenagem a Michael Jackson



Clique na imagem para ampliar


O grande artista da Slovenia, Niko Fric, CBA, fez esta escultura "num momento sublime" em homenagem ao grande astro da música POP, MICHAEL JACKSON.

"O Michael já está eternizado e ficará para sempre na memória dos seus fãs!" escreveu o Costa Brazil nos "Comentários" do GBAlmanac.

Ele está certo. Michael pertecence a uma categoria de super stars que jamais será esquecido...
.

sábado, 27 de junho de 2009

BETALLIC: Oportunidade para Brilhar!



Clique na imagem para ampliar


O Blog GBA informa sobre a nova oportunidade da BETALLIC (www.betallic.com) para você brilhar no exterior na midia impressa e virtual.

É o novo Concurso de Fotografias - desta vez com os temas LUAU, FLORES, CASSINO, PATRIÓTICO, ESPORTES, MARDI GRAS e ROCK & ROLL ou outros - com direito a premios e exposição de sua foto no site da Betallic. Serão escolhidos 3 vencedores em cada uma das categorias "décor & twister designs". É necessário utilizar balões Betallatex ou produtos da Betallic.


Envie suas lindas fotos para decorator@betallic.com ou twister@betallic.com até o dia 1º de agosto. Os vencedores serão anunciados no dia 17 de agosto durante o Balloon Camp de Las Vegas.


Sugestão: encomende os balões da Betallic através de algum amigo brasileiro nos States, distribuidor ou com as brazucas Silvia Santos & Eve Antonello do Party Planet nos States (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=14236306279682053340) e participe deste concurso.


O Blog GBA continua apostando no talento brasileiro e espera ter o prazer de algum dia poder anunciar os nomes de alguns de nossos artistas fazendo parte dessa galeria.




.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Arte com Balões que emociona!

clique na imagem para ampliar

De tempos em tempos, no mundo dos balões, surgem trabalhos que nos surpreendem.

Jesus, Rosto divino do Homem, Rosto Humano de Deus”, projeto original de autoria de Luciano Mancuso (www.cerradolatex.com.br), realizado pela equipe Art-Látex (www.artlatex.com.br), utilizando os versáteis balões Lig-ball como destaque na sua produção, durante a edição do evento Idéias Gigantes, em Curitiba, é um deles!

É justamente o impacto visual que leva o público a acreditar, que apesar de efêmero, o que fazemos se chama “Arte com Balões”.

Olhares perplexos e sentimentos de admiração traduzem o que o artista gostaria de transmitir com a sua obra.

A Arte só existe quando impacta e emociona! Na atividade com balões, quando imaginamos um projeto e queremos transformá-lo em uma obra de arte, a escolha do tema, mediante pesquisa prévia, da técnica a ser utilizada, os tipos de balões e até mesmo a equipe que o realizará fazem a diferença que garantirão o resultado final e a intenção almejada.

Quando a Lia Palka citou em seu blog (
www.gbalmanac.blogspot.com), de onde capturamos a imagem postada aqui, que tal painel entraria para a história nacional da nossa atividade, convictamente não errou.

Novamente percebemos outro ponto importante: os novos talentos estão aparecendo e se mostrando cada vez mais. A Indústria deve ficar atenta e apoiar toda e qualquer iniciativa que facilite a evidência dessas pessoas.

Parabéns Mancuso-DF. Parabéns Keyla-RJ, JP-SP e André Figueiredo-BA. Parabéns Art-Látex - Senhores Renato, Lúcia e Rita Magalhães, por apostarem em ações desse tipo.

Parabéns Balonismo Artístico brasileiro, pois percebemos que a cada dia estamos muito bem representados e se renovando, surgindo valores autênticos.

domingo, 21 de junho de 2009

Ideias Gigantes 5: notícias e informações


Clique na imagem para ampliar



Sobre o IDEIAS GIGANTES 5, a Helena Aldrighi, da Casa da Fantasia, Pelotas/RS, escreveu:

"Não adianta ver fotos, ouvir falar sobre o IG. Não tem comparação em estar lá, ver ao vivo os mestres, conhecer ao vivo os amigos do GBA."

Fazendo uma analogia, é assim mesmo quando tentamos descrever o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval do Rio de Janeiro.

Mesmo assim, o Blog GBA em parceria com o GBAlmanac, está reunindo informações, fotos e notícias para que todos possam sentir ao menos um "gostinho" de como foi esse grande evento.

Para começar, confira nos links abaixo (alguns serão regularmente atualizados), e outros que serão aos poucos publicados (dependendo da disponibilidade de tempo, é claro), já que é existem mil assuntos interessantes a respeito do Ideias:

Vera Portella's style no Ideias Gigantes 5
Momento Linda Bruce no "Ideias Gigantes 5" by Ric...
Aula-show de Globologia no Ideias Gigantes 5 by Wi...
"Hostesses" no Ideias Gigantes 5
Ideias Gigantes 5: depoimentos (* será atualizado regularmente)




Muitas fotos estão sendo colocadas nos álbuns pessoais no ORKUT pelos participantes que estiveram em Curitiba. Vale a pena dar uma espiadinha também para matar a curiosidade!

http://gbalmanac.blogspot.com/2009/06/fotos-do-ideias-gigantes-5-no-orkut.html



Mais artigos sobre o Ideias Gigantes 5:



Regina dos Anjos: superando expectativas no Ideia...
Lançamento de Caixas Transportadoras no Ideias Gig...
"Hair" no Ideias Gigantes 5
Um "Tomate" muito talentoso no Ideias Gigantes 5
Painel de Jesus no Ideias Gigantes 5
"Mr. Plasbol" no Ideias Gigantes 5
Lobo Mau no Ideias Gigantes 5
Mandala "Nadja Cavalheiro" no Ideias Gigantes 5
Chegada triunfante do Mickey & Minnie no Ideias Gi...




.

domingo, 14 de junho de 2009

Arte com Balões e as festas juninas

clique nas imagens para ampliar

"Chegou a hora da fogueira.
É noite de São João.
O céu fica todo iluminado,
fica todo estrelado,
pintadinho de balão.“

(Lamartine Babo)
Há praticamente duas versões sobre as origens dos festejos juninos:
A primeira sugere que seria justamente por ocorrer no mês de Junho. A segunda, que suas raízes vieram das festas ocorridas em países católicos da Europa, em homenagem a São João, conhecidas como Joaninas.


No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses, durante o período colonial. Além deles, na época, havia influência de outros elementos culturais, como a francesa - com a dança marcada, típica das danças nobres, influenciando as quadrilhas, e a chinesa, de onde teria surgido a manipulação da pólvora, motivando o uso dos fogos de artifícios. A dança de fita teria vindo ainda dos portugueses e também espanhóis.



Com o passar do tempo todos esses aspectos culturais misturaram-se com os nossos – indígenas, afro-brasileiros, portugueses e espanhóis- espalhando-se pelas diversas regiões brasileiras, com características próprias de cada uma delas.
No nordeste tomaram uma proporção maior, pois durante o mês de junho, são homenageados os três santos católicos – São João, São José e Santo Antonio – e como a seca é constante na região, o povo agradece com festas animadas as chuvas ocorridas no período, que às vezes são raras, e servem para manter a agricultura. É um momento importante economicamente, motivando o turismo e a geração de emprego e renda acabam sendo favorecidas.


O milho, que tem sua colheita acentuada no mês de Junho, é usado em grande parte das comidas típicas. As fogueiras se tornaram comuns, servindo de centro para as danças das quadrilhas. E os balões juninos convencionais, feitos de papel de seda, que antes eram soltos no ar, flutuando com ar quente da tocha acesa no seu interior, hoje em dia estão cada vez mais raros, por causa dos incêndios que ocasionam. Virou peça cenográfica, apenas enfeitando o ambiente. Para substitui-los flutuando no ar, temos a opção ecologicamente correta dos nossos balões de látex inflados com gás hélio. Garantidamente são bem mais seguros.

E então, com a cultura do Balonismo Artístico cada dia mais evidenciada, a Arte com Balões se torna alternativa certa para fortalecer a tradição de cor e alegria presente nessas festas.
São figuras de espantalhos, casais caipiras, espigas de milho estilizadas e até fogueiras e os tradicionais “balões juninos”, tudo feito artisticamente com balões.
As empresas aproveitam a data especial e também começam a utilizá-los como uma ótima maneira para preencher e enfeitar seus espaços, atraindo o seu público-alvo com a criatividade empregada pelos artistas e profissionais dos balões.
Mais um ponto positivo para a nossa atividade!



quarta-feira, 10 de junho de 2009

Comemorando...



Hoje o Blog GBA está em festa para comemorar seus primeiros 100 seguidores ou adeptos (em inglês "followers").


Para isso, escolheu o balão metalizado da Anagram XL acima para simbolizar esta ocasião.


Embora o número de visitantes espalhados pelo mundo seja muito maior, sentimo-nos muito honrados pela "adesão" desses 100 seguidores em nosso Blog.


Um grande abraço a todos vocês e agora vamos continuar trabalhando para conquistar ... outros tantos!


.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O amor está no ar...com balões!

clique para ampliar as imagens

Quem nunca se apaixonou? E se ainda não se apaixonou, decididamente está procurando o seu par ideal...

O Dia dos Namorados está tomando a frente de outras datas especiais como o Dia das Mães e até mesmo o Natal. Todos querem agradar os seus pares ou, quem sabe, ganhar a simpatia de alguém. Comercialmente, fortalece as vendas e não é à toa que existe sempre uma novidade surgindo, fazendo o bolso esvaziar. Comprovadamente, para o amor não existe limite (os cartões de crédito que o digam, concordam!?!?).

Mas como surgiu a tradição de comemorarmos uma data que cresce em aficionados (seria pelo amor ou pelos presentes?). Pela versão mais difundida, existiu um padre, na Roma antiga, no século III, chamado Valentim, que se voltou contra as regras impostas pelo imperador Cláudio II, o qual proibia o casamento durante as guerras por acreditar que a solteirice garantiria uma melhor “perfomance” nas batalhas.

O tal padre radicalizou e não só celebrava casamentos às escondidas, como também se casou secretamente. É claro que o seu destino foi prisão e ainda por cima, condenado à morte. Por lá, se engraçou com a filha do carcereiro, uma moça cega, e milagrosamente (!?!?), devolveu-lhe a visão.
Deixou-lhe um bilhete antes de morrer, assinando-o como “Seu Namorado”.

Será que vem daí a frase “O amor é cego”? De qualquer forma, Valentim virou mártir pela igreja católica, venerado no dia da sua morte, 14 de fevereiro.
Outra versão, ditada pelos ingleses e franceses, conta que no século XVII, eles passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados e tempos depois, nos Estados Unidos, se transformaria no Valentine’s Day. Contam também, que na Idade Média, no dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e assim os namorados utilizavam esse mote para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
A partir do dia 12 de junho de 1949, o Brasil passou a comemorar a data, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes, justificando que seria uma oportunidade para alavancar as vendas naquele período, justamente a data que antecede ao dia do “casamenteiro” Santo Antonio. Todos concordaram em aceitá-la e a data entrou para o calendário comercial do país.
E novamente os balões entram em cena, hoje em dia transformando qualquer ambiente ou vitrine e também ditando moda com os “buquês” de balões ou até mesmo ornamentando suítes em motéis, dando um toque a mais na chama da paixão que incendeia corações nesse período.


Portanto, aproveite – “Love is in the air...”. E com muitos balões!



OBS.: As fotos constantes nesse artigo foram gentilmente cedidas por participantes do GBA. Outras foram obtidas em diversos sites de busca na internet.

domingo, 7 de junho de 2009

Linda Bruce!

clique na imagem para ampliar

Linda Bruce. Quem teve a sorte de conhecê-la pessoalmente sabe o quanto era gentil, atenciosa e acima de tudo, profissional.

A sua trajetória artística e profissional foi laureada de sucesso:
No ano de 1981 iniciou um pequeno negócio, ornamentando empresas e realizando delivery de balões, em Petaluma, Califórnia. Logo em seguida, passou a freqüentar convenções e seminários em todo o país. Pouco depois foi contratada pela Pioneer Balloon Company (Qualatex) para ministrar aulas internacionalmente.


Recebeu diversos prêmios importantes, como o Crystal Award, no Balloons Art Convention, de Chicago, além do recente Spirit Award, em 2007, no Balloon Camp, em Las Vegas.

Linda viajou pelo mundo e soube, mais do que nunca, valorizar e difundir o setor dos balões através da sua arte e o seu carisma, usando a linguagem universal que qualquer um entende - sorrisos.

A atividade dos balões, surgida tão recentemente, se abala com a perda de uma das suas grandes representantes internacionais, que foi diagnosticada com câncer no pâncreas, no início deste ano.
O Blog GBA presta essa homenagem singela, sabendo que neste momento o mundo mágico dos balões está mais triste e vazio.


Há algo mágico nos balões. (...)
Um balão parece ter vida própria, sempre ameaçando voar livre e viajar para algum lugar longínquo. Seja o que for, o mais importante na magia dos balões é que eles geram sorrisos! (...)


(Linda Bruce)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Artigos publicados na primeira semana de junho

Clique na imagem para ampliar



Desde 1972 comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho.

O Blog GBA escolheu o projeto do premiado Balloon Designer, Bruce Walden, e execução dos participantes do 8º SIAB – Seminário Internacional de Artes com Balões, para homenagear as seringueiras, árvores de onde é retirado o latex, matéria prima orgânica e biodegradável utilizada para a fabricação dos balões.

Celebrado de várias maneiras, esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Leia o resto deste artigo e outros publicados nesta semana no GBAlmanac:

Junho

Balões e sementes de árvores no Dia Mundial do Mei...
Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
"Le Balloon Rouge": momento ternura
Festas juninas incrementadas
Copa do Mundo 2014 no Brasil

terça-feira, 2 de junho de 2009

A "Melhor Marca"


A discussão sobre a “Melhor Marca” de balões sacudiu o GBA nos últimos dias.
Selecionamos trechos de algumas das mensagens que circularam por lá e trouxemos aqui para o blog:

"(...) nem tudo é colorido e redondo, vejo que assim como nós as indústrias de balões estão no mercado para ter lucratividade e em sua grande maioria não dão a devida importância aos pequenos decoradores e lojistas. Não queremos esmolas! Queremos assistência técnica, esclarecimentos e parcerias para que TODOS ganhem: indústrias, lojistas e consumidores finais.

(...) normalmente não somos ouvidos ou os retornos não atingem as nossas expectativas.

Penso que empresas como a Coca-Cola são do tamanho que são porque se preocupam com cada ponto de venda, seja o Carrefour ou o bar da esquina.

Por fim, acredito que podemos fomentar com maior rapidez o mercado de balões e acessórios se todos estivermos com o mesmo espírito, conversando com respeito e sinceridade.

A copa de 2014 poderá ser um marco para o nosso mercado e precisamos estar prontos para mostrar para o MUNDO o NOSSO COLORIDO.

Minha sugestão para as indústrias de balões é que criem canais de comunicação com os consumidores profissionais (decoradores e lojistas), pois a cada dia vislumbro que as “festinhas com bexigas penduradas” estão dando lugares a EVENTOS realizados por profissionais que buscam conhecimentos técnicos e capacitação profissional e que querem utilizar matéria prima de qualidade por um preço justo.
(...)


Josélio Santos

Ateliê dos Balões & Cia.

...........................................................................

“Há deficiências sim, em praticamente todos os balões das marcas nacionais que utilizamos. Por enquanto, seria inconseqüente e inverossímil dizer que existe determinada marca de balão que atingiu a excelência em qualidade.

Com o avanço tecnológico e a informação mantida em tempo real, os fabricantes se vêem preocupados em se atualizar e atender as nossas expectativas consumistas, se levarmos em conta que anos atrás não dispúnhamos de quase nada além do tipo 260.

Mas ainda falta um longo caminho a percorrer, pois alguns pontos geográficos do Brasil estão completamente desassistidos, gerando consumidores insatisfeitos. (...)
A "Melhor Marca" de balões será justamente aquela que chegar primeiro em cada um desses alvos e não deixar faltar, no mínimo, o básico do que necessitamos. E também aquela que apostar nos projetos de profissionalização existentes hoje em dia.
Assim como no exterior, em breve qualquer dona de casa saberá distinguir um balão da linha profissional do de “combate” e acertadamente se decidirá, assim como já fazemos, pela 1ª opção. (...)


Os termos profissionais, como “cluster”, “guirlanda de seção quadrada” ou “SDS” serão corriqueiros no dia-a-dia das pessoas comuns.
Aguardem e verão a "Melhor Marca" de balões exposta em outdoors pelas ruas das principais cidades e/ou disputando a ponta da gôndola dos hipermercados.
(...)

Para nós, profissionais e consumidores, creio que devemos ser um pouco menos instigantes na procura do erro ou falhas e se as detectarmos, apontá-las de forma consciente e coerente.
Se a indústria entender nossas críticas como algo positivo, fatalmente crescerá e melhorará.”

Costa Brazil

...............................................................................

“Aparentemente o "mundo GBA" é composto por dois tipos de consumidores de balões:Aqueles que são contratados, patrocinados, financiados e sustentados pela indústria de balões e os decoradores em geral.

(...)

Para o primeiro grupo, a indústria nacional de balões é inovadora, de qualidade, etc. etc.,quase perfeita.Para os decoradores, que precisam pagar por seus balões, e, que nem sempre tem acesso fácil à reposição de estoque ou à opções de marcas a coisa fica mais complicado.É muito fácil falar em testar amostragem de balões antes de usá-los, para se for o caso, substituir ou complementar o estoque. Quero ver fazer isso quando o seu fornecedor esta a quilômetros de distância. Na cidade vizinha, ou em outro estado, como é o caso da maioria dos decoradores do interior.
(...)

Nunca vi alguém falando em deixar de comentar em público sobre os defeitos, vícios ou outra má característica qualquer de produtos como carros, telefones, alimentos, etc. É a publicidades de defeitos e qualidade que força o fabricante a melhorar seu produto.
(...)

Nós decoradores, somos antes de tudo, consumidores, e devemos ser tratados como consumidores.
(...)


A indústria nacional de balões, cresce, inova, faz novos lançamentos, porque vislumbra possibilidade de crescimento de suas vendas, não porque é boazinha e esteja preocupada em "ajudar" os decoradores.
Em suma, a indústria nacional de balões, cresce, inova, faz lançamentos porque obtém lucros.


Sempre vai ajudar os decoradores, se esta ajuda significar crescimento de suas vendas e de seus lucros.É isso!”
João Zuculotto


................................................................................

“Do ponto de vista de uma empresa de decoração com balões, o melhor balão é aquele que:

· Você consegue comprar com facilidade;
· Não sofre de crise de abastecimento;
· Oferece cores e formas variadas;
· Mantém o padrão de qualidade em todos os seus lotes;
· Respeita o consumidor;
· Investe em tecnologia;
· Ouve seus clientes;
· Atende com excelência antes e depois da compra;
· Entrega um produto compatível com a qualidade desejada para seu uso profissional; · Busca divulgar, promover e fortalecer o mercado de maneira ética;
· Facilita o acesso a informação;
· Tem preços compatíveis com o mercado;
· Inova;
· Orienta;
· Cria;
· Compartilha;
· Surpreende.”
Luiz Carlos da Costa Silva
Cenário Balões


..............................................................

“(...)
De forma alguma devemos menosprezar a indústria nacional, que
tem crescido em relação a produtos, você vai encontrar balões
mais e menos resistentes a fatores externos, balões com mais ou
menos pigmentação e para confirmar esses e outros dados sugiro
que teste todas as marcas que tiver acesso.

(...) A melhor resposta que encontrei foi essa:

"O melhor balão é aquele que te faz ganhar dinheiro".
Regina dos Anjos.

(...)
Gosto de prestigiar as marcas que investem no meu crescimento profissional".
Quando falo em crescimento profissional, não falo só do mim, mas de todo meu segmento.
(...)”

Tunico Oliveira
Smile Balões